Isabel apresentou os Arautos ao mundo do cordel. Essa forma de expressão, que apesar de suas origens de além mar, ganhou contornos tão brasileiros e contou tantas histórias do nosso povo, entrou pro nosso repertório.
A literatura de cordel no Projeto de Extensão “Arautos do mundo” traz a importância da cultura brasileira nordestina, apresentando a história do povo que ganhou força pela oralidade através de versos que eram declamados de forma melodiosa e cadenciada sempre acompanhado de viola ou qualquer outro instrumento musical. Esta riquíssima expressão literária é uma tradição passada de uma geração a outra que, nas palavras de Beliza Áurea A Mello, consiste na “voz da poesia cantada que depois vira letra impressa no folheto e, por último, é acompanhada da xilogravura como ilustração.”
Ainda antes da Pandemia de COVID-19 começamos a explorar o gênero, conhecemos a Academia Brasileira de Cordel, conhecemos o mestre Seu Gonçalo Ferreira, arriscamos uma tecnica de "xilogravura" em isopor. Nesses tempos de isolameto temos nos aventurado nos video-cordéis e uma vez por mês Isabel nos ensina um pouco sobre a história do Cordel, dando enfoque a obra de grandes cordelistas e sua vida. Fiquem ligados na nossa produção!