No dia 24/06, se é celebrado o nascimento de João Cândido, o líder da Revolta da Chibata.
Nossa homenagem foi organizada coletivamente com toda a Equipe Arautos, composta por servidores, estudantes extensionistas e usuários do instituto de psiquiatria da UFRJ (IPUB).
Para realizá-la, pesquisamos a respeito da história de João Cândido e Revolta da Chibata.
Além de lembrar da música e samba-enredo em sua homenagem, pela Olga, Flávio Londres escreveu um texto inspirado sobre João Cândido.
Filho de ex-escravizados, João Cândido nasceu no ano de 1880 e ingressou na Marinha aos 15 anos de idade. Como foi o líder a frente da Revolta da Chibata, foi apelidado de almirante negro. A mobilização que ele liderou entre os dias 22 e 27 de novembro de 1910 contestava os baixos salários, a ausência de um plano de carreira e, sobretudo, as chicotadas aplicadas como punições.
Esse ano, em 2024, após a marinha se manifestar contra o reconhecimento de João Cândido como herói da pátria, o único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou o posicionamento, mas diz não se surpreender.
Na matéria encontrada no site “Brasil de fato”, partilhamos com a fala de Adalberto Cândido a respeito de o Almirante Negro, independente da omissão da marinha, é reconhecido como herói, um herói popular.
Comments