top of page
Retângulo 13.png
  • YouTube
  • Instagram

Participação da Coordenadora da Equipe Arautos no Projeto Rolé Carioca

Presença da coordenadora da equipe Arautos no Rolé Carioca sobre a presença indígena do Rio de janeiro. Foi um evento de muito aprendizado.


Primeiro, sobre o absurdo que é termos um monumento celebrando a descoberta do Brasil por Cabral, já que foi uma invasão de um território ocupado por cerca 1.400 povos indígenas. Dentre eles, os tupinambás, cuja aldeia que homenageava o rio carioca, deu origem ao nome que recebem as pessoas que nascem no Rio de Janeiro - carioca.


Hoje onde é o outeiro da Glória foi um local estratégico da resistência indígena. Neste local encontra-se uma igreja lá construída para representar a dominação portuguesa sobre as ruínas de uma das civilizações milenares que lá estavam. Da mesma forma o nome que ganha todo o bairro, Glória, busca exaltar a expulsão dos povos indígenas, sobretudo devido a superioridade bélica portuguesa.


Também foram nos relatadas as batalhas das canoas e Urussumirim, dois símbolos da resistência à invasão portuguesa naquela região. E se teceu um debate em torno da importância da representatividade indígena nos diversos espaços de decisão políticos e do judiciário para se frear a dominação colonial que se perpetua até os dias de hoje.


Marise Guarani e Vanessa representaram os povos indígenas, com sua falas potentes e de resistência, durante todo o Rolé!



Comments


bottom of page